Um pouco do bairro
Dividido em duas áreas de perfis distintos, o bairro conhecido como Jardins é uma das regiões mais nobres da cidade. Enquanto o Jardim Paulista firmou-se como uma área primordialmente residencial e tranquila, com fácil acesso ao Ibirapuera, o Jardim América pulsa diuturnamente, consequência de sua condição de referência em compras (como a rua Oscar Freire), lazer (em virtude do Clube Paulistano) e alta gastronomia (o estrelado restaurante Gero é apenas um exemplo).
Arborizado — reflexo, ainda, do conceito de cidade-jardim a partir do qual foi criado, no início do século XX —, o Jardim América compartilha com seu vizinho de uma vista elegante oferecida pelo Jardim Europa, instalado do outro lado da avenida Estados Unidos e reduto da tradicional elite paulistana do século passado. Não à toa, os Jardins, o mais conhecido bairro paulistano de quem não vivie aqui, têm o IDH mais alto da América Latina.
Porém, enganam-se aqueles que veem ladeiras demais nos Jardins. Ruas íngremes existem nos limites da avenida Paulista, sendo o restante uma região plana, que convida aos passeios a pé, seja entre os belos edifícios das famosas ruas Guarará e Padre João Manoel ou para apreciar sobrados e mansões pelas ruas Henrique Martins e Feliciano Maia.